quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Período Triássico

O Triássico foi o primeiro período da era Mesozoica e durou de 251 a 203 milhões de anos atrás. Sucedendo o período Permiano da era Paleozoica e precedendo o Jurássico de sua era, o Triássico é dividido nas épocas Triássica Inferior, Triássica Média e Triássica Superior, em ordem da mais antiga para a mais recente. O nome Triássico se deve aos três tipos de rochas encontradas na Alemanha que datam dessa época.
Tomamos por base a Austrália de hoje como exemplo do que ocorria na Pangeia, observe que é um grande continente cercado por um oceano, o clima nas bordas da Austrália é mais razoável do que seu interior (região central), onde um imenso deserto existe. A brisa oceânica consegue amenizar as temperaturas na borda da Austrália, mas o efeito desta brisa diminui indo para o interior desta, e de forma semelhante era isso que ocorria na Pangeia.
Clique para Ampliar
No Triássico o clima era muito mais quente e seco do que atualmente. A temperatura média do planeta era quase o dobro da atual. Isso favorecia o aparecimento de formações de arenito e evaporito. Perto de cada um dos polos, não há nenhuma evidência de glaciação. O clima nesta região era ameno, favorecendo a proliferação de florestas. Aparentemente, as regiões polares tinham um clima úmido e temperado, ideal para os répteis. Se formos procurar onde eram os polos daquela época, encontraremos vaporitos e paleo dunas. Na região do Canadá existem grandes quantidades de carvão
Lystrosaurus
Staurikosaurus
Megazostrodon
Cynognathus
Durante esse período do Mesozoico, a fauna se recuperou da enorme extinção em massa do Permiano, surgindo recifes de coral, novos peixes e moluscos, tartarugas, sapos, pequenos mamíferos e os primeiros dinossauros.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Visitantes do Mundo